Offline
Nossa Opinião - NOTÍCIAS DA ILHA - Por Luciano Ennes
Jales ganha um Centro de Animais Silvestre que poderia ter sido montado no nosso centro de conservação
Por Administrador
Publicado em 10/02/2026 21:54
NOTÍCIAS DA ILHA

O Governo do Estado de São Paulo informa que acaba de avançar em uma das maiores ampliações da rede de Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres da história recente.

Um convênio inédito firmado entre a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem prevê investimento total de R$ 39,75 milhões entre obras, equipamentos e despesas para o funcionamento desses equipamentos.

Os recursos permitirão a criação e o funcionamento de três novos centros regionais, em Jales, Presidente Prudente e Itapeva, que integrarão a rede estadual de atendimento. A iniciativa dará cobertura integral para as 19 companhias da Polícia Militar Ambiental.

Se por um lado a notícia deve ser comemorada por todos os ilhenses preocupados com a questão ambiental, também deve ser lamentada por falta de iniciativa do nosso Município em tentar utilizar o interesse do Governo do Estado nessa questão e ter mantido o Centro de Conservação da Fauna Silvestre de Ilha Solteira (popularmente conhecido como zoológico) que está sendo desativado pela CTG Brasil, que herdou essa obrigação ambiental da Cesp.

Notem que um Centro de Triagem está sendo implantado a poucos quilômetros de Ilha Solteira na cidade de Jales. Poderíamos ter aproveitado melhor essa oportunidade e não deixar nossa cidade sem essa importante área de interesse ambiental. Uma pena, mais uma perda para Ilha Solteira, que de cidade planejada, moderna e pioneira em tantas coisas, vai pouco a pouco sendo desmontada...

Por LUCIANO ENNES, Jornalista - MTB 19.440, Editor do Jornal da Ilha.

Comentários