Offline
Semana Nacional de Trânsito combate alcoolemia e promove palestras educativas
Detran abordou mais de 42 mil motoristas em todo o Estado, quase 60% a mais que no mesmo período do ano passado
Por Administrador
Publicado em 28/09/2025 11:32
Segurança

JORNAL DA ILHA - Segurança

Ilha Solteira - O cerco à alcoolemia ao volante teve novo pico histórico na Semana Nacional de Trânsito (SNT), quando o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) ampliou em quase 60% o alcance de suas operações em todo o Estado. Entre 18 e 25 de setembro, período em que a SNT é realizada todos os anos, foram feitas 56 operações com bafômetro, 36,6% a mais que no ano passado, com 42.418 motoristas abordados, 58% a mais que em 2024.  

A alcoolemia, ou presença de álcool no sangue, é o 2º fator causador de sinistros e mortes no trânsito, atrás apenas do excesso de velocidade. Por isso, tem sido alvo constante das políticas e iniciativas do Detran. Já no ano passado, a Semana Nacional de Trânsito registrava números expressivos no combate à direção sob efeito de álcool: 41 operações, com 26,7 mil motoristas abordados, 61% a mais que na SNT 2023, quando foram parados 16.522 veículos em 35 operações.  

Grupo que mais morre no trânsito, os motociclistas também mereceram atenção especial em 2025. As operações de fiscalização de motos totalizaram 28 eventos, com 2.605 condutores parados. A cada abordagem, as equipes do Detran não apenas verificam se a moto e os itens de segurança - como capacete e cinto de segurança - atendem às normas, mas aproveitam para instruir motociclistas e motoristas de veículos escolares e de passeio a respeito da responsabilidade de cada um por preservar vidas no trânsito.  

Em Ilha Solteira, a Semana Nacional do Trânsito, aconteceu entre os dias 18 e 25 de setembro. A iniciativa contou com palestra voltada aos alunos do 3º ano do ensino médio das escolas públicas e privadas, reunindo jovens que em breve estarão habilitados para dirigir, além de várias atividades informativas promovidas em parceria com o Detran, a Guarda Municipal e o Setor de Trânsito.

Comentários